Em Brasília, Setur participa de reuniões para discutir valor das passagens aéreas para Porto Alegre

Abertura de mesa de negociações está prevista para a próxima semana também na capital federal

WhatsApp Image 2024 04 04 at 4 03 10 PM
Entidades se reuniram em Brasília - Foto: Divulgação/MTur

O secretário de turismo em exercício do Rio Grande do Sul, Luiz Fernando Rodriguez Jr, integrou a comitiva gaúcha que se reuniu com o Secretário de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade do Ministério do Turismo (Mtur) Milton Zuanazzi e com a presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Jurema Monteiro, na manhã desta quinta (04/04), em Brasília. O grupo, formado ainda por representantes do trade turístico, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) de Gramado, além de integrantes do SindTur Serra Gaúcha, do Sindilojas Região das Hortênsias e Convention e Visitors Bureau, debateu a redução no valor das passagens aéreas com destino a Porto Alegre. A demanda partiu da Prefeitura de Gramado, que alega um aumento no último ano de até 62% nos valores dos bilhetes.

Neste primeiro momento, a comitiva ouviu as ponderações realizadas pela presidente da Abear, referentes aos custos operacionais e dificuldades atuais de obtenção de aeronaves. Os participantes firmaram o compromisso de iniciar uma mesa de negociações já na próxima semana, a ser realizada também em Brasília.

"É estudar caso a caso de como se aumenta a promoção turística, como que a gente adere em situações nas quais o trade também vai ofertar valores promocionais em cima de preços para que, num conjunto de mecanismos, se consiga evoluir e efetivamente reduzir o preço das passagens aéreas”, detalhou o secretário de turismo em exercício do RS, antes de acrescentar. “A grande conquista é essa sinergia que existe entre o Governo Federal, Governo Estadual, Abear e o trade como um todo, com a liderança da Prefeitura de Gramado, para que a gente obtenha na próxima semana o início da mesa de negociações efetivas buscando a redução no preço das passagens aéreas".

O vice-prefeito e secretário de turismo do Município de Gramado, Luia Barbacovi, saiu satisfeito com o início das negociações. “Foi um encontro muito produtivo e o Ministério de Turismo se colocou à disposição na busca de caminhos para ampliar a divulgação da região e fazer um trabalho bem forte em cima disso. Já a Abear se comprometeu em se reunir com as empresas para buscar alternativas para ampliar a malha aérea e também rever os cursos de passagem via Porto Alegre e Caxias do Sul, visando beneficiar o turismo da região”, conta o vice-prefeito e secretário de Turismo Luia Barbacovi.

Pela Abear, a presidente Jurema Monteiro destacou os esforços conjuntos empreendidos por todos os atores envolvidos nas negociações. “Tivemos uma agenda muito positiva com os setores público e privado do Rio Grande do Sul e do município de Gramado, para que todos pudessem conhecer o cenário do setor aéreo nacional. A ABEAR vai imprimir esforços para aumentar esse diálogo e discutir a melhoria da oferta de voos na Região Sul do Brasil”, pontuou.

Pauta se amplia com a empresa Azul Linhas Aéreas

No início da tarde, o secretário Luiz Fernando Rodriguez Júnior seguiu debatendo a pauta na capital federal, desta vem com a Azul Linhas Aéreas. Além de discutir o preço das passagens, a reunião alinhou diretrizes iniciais de outras negociações com a empresa, objetivando a transformação de Porto Alegre em um polo de distribuição e concentração de mais aeronaves no Rio Grande do Sul.