Volume das atividades turísticas cresce 8,5% no RS em junho, segundo IBGE
Crescimento do estado gaúcho foi o maior entre as Unidades da Federação avaliadas na Pesquisa Mensal de Serviços
Publicação:
De acordo com informações da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE, o volume das atividades características de turismo no Rio Grande do Sul sofreu variação positiva de 8,5% em junho na comparação ao mês de maio, em que o estado foi afetado pelas enchentes. A taxa superou a média nacional nesse período, que teve um aumento de 3,4%. Os dados foram compilados pelo Observatório de Turismo do Rio Grande do Sul, vinculado à Secretaria de Turismo do Estado.
Ainda de acordo com o levantamento, o Rio Grande do Sul teve o maior crescimento entre as Unidades da Federação analisadas pelo IBGE, seguido de Rio de Janeiro, Bahia e São Paulo. Com isso, houve o início de uma trajetória de recuperação do setor turístico gaúcho, que havia acumulado perdas de 42,5% de janeiro a maio deste ano e que ainda está 34,9% abaixo do nível de junho de 2023.
Para a recuperação das atividades características de turismo em junho no Rio Grande do Sul, foram fundamentais campanhas estaduais e nacionais de promoção dos destinos do Estado, além de iniciativas e medidas desenhadas para a recuperação e reconstrução do setor.