Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Turismo

Início do conteúdo

2ª Conferência Estadual de Turismo começa a traçar diretrizes do novo Plano Diretor do setor

A programação envolve oficinas entre representantes de órgãos públicos e do trade turístico

Publicação:

autoridades municípais e estaduais sentadas uma a ao lado das outras com roupas formais
Abertura do evento aconteceu no início desta tarde no Recanto Maestro - Foto: Elivelto Correa/Ascom Setur
Por Leonardo Maia

A 2ª Conferência Estadual do Turismo (Confetur) começou na tarde desta terça-feira (23/05), no Recanto Maestro, no município de Restinga Seca, na Região Turística da Quarta Colônia. O encontro, que reúne representantes públicos e do meio empresarial turístico, busca traçar diretrizes para os próximos anos do setor gaúcho e elaborar uma nova versão do Plano Diretor de Turismo. No total, por volta de 500 pessoas se inscreveram para participar da Conferência e 370 compareceram à cerimônia de abertura.

Durante a programação, que se estende até a manhã da próxima quinta-feira (25/05), os participantes são apresentados ao cenário do setor e a visão da atual gestão da Setur-RS para o crescimento do turismo gaúcho, como o sistema de decisão baseado em dados científicos, assim como a sustentabilidade e inovação no Turismo. Também são apresentados cases de sucesso de turismo do Rio Grande do Sul e de outros lugares, como o de Portugal.

O secretário do Turismo, Vilson Covatti, disse que a Conferência deve funcionar como um “divisor de águas” para o setor.  “Queremos ouvir todos os envolvidos para saber onde estão nossos gargalos e onde aplicar melhor os recursos disponíveis para o poder público e a sociedade. O encontro é um chamado para a sociedade participar democraticamente, com objetivo de fazer uma ‘Constituição’ para guiar nossos próximos passos”, enfatiza o gestor.

Para a professora Dalva Maria Righi Dotto, do Departamento de Turismo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a Conferência é uma oportunidade para uma maior integração entre os gestores públicos e a universidade. “Essa nova edição da Confetur nos traz a esperança de que o evento aconteça de forma mais frequente. É inconcebível que se passem dez anos sem essa discussão sobre o setor”, defende a docente. Conforme a professora, a UFSM pode se tornar a única instituição de ensino pública com mestrado em Turismo no sul do Brasil.

Nesta quarta-feira os participantes trabalharão juntos em oficinas, de acordo com as regiões turísticas e o tipo de segmentação do setor. No terceiro dia, haverá uma plenária final para aprovação das novas diretrizes do Plano Diretor. Após a Conferência, a Setur-RS sistematizará as decisões tomadas e encaminhará o documento para revisão final por integrantes do Conselho Estadual de Turismo (Conetur) pelo prazo de 60 dias. Na sequência o documento é encaminhado para sanção do governador.

Secretaria de Turismo