Regionalização
A Política Nacional de Turismo, estabelecida pela lei 11.771/2008, tem dentre os seus princípios a regionalização do turismo. Esta trabalha sob a perspectiva de que mesmo um município que não possui uma clara vocação para o turismo - ou seja, que não recebe o turista em seu território - pode dele se beneficiar, se esse município desempenhar um papel de provedor ou fornecedor de mão-de-obra ou de produtos destinados a atender o turista. O trabalho regionalizado permite, assim, ganhos não só para o município que recebe o visitante, mas para toda a região.
Embasando-se em recomendações da Organização Mundial de Turismo, o Ministério do Turismo adotou em 2004 essa política focada no desenvolvimento regional, dando maior protagonismo às Unidades da Federação.
O Programa de Regionalização do Turismo é um programa estruturante do Ministério, que trabalha a convergência e a interação de todas as ações desempenhadas pelo MTur com estados e municípios brasileiros. Seu objetivo principal é o de apoiar a estruturação dos destinos, a gestão e a promoção do turismo no País, a partir de 8 eixos estruturantes com vistas à promoção do desenvolvimento regional:
- Gestão descentralizada do Turismo
- Planejamento e posicionamento de mercado
- Qualificação profissional, dos serviços e da produção associada
- Empreendedorismo, captação e promoção de investimentos
- Infraestrutura turística
- Informação ao turista
- Promoção e apoio à comercialização
- Monitoramento
O Rio Grande do Sul é o segundo Estado no Brasil com o maior número de municípios regionalizados. São 393 distribuídos em 27 regiões turísticas.
Conheça o Mapa do Turismo Brasileiro!
Para mais informações clique aqui ou entre em contato pelo e-mail regionalizacao@setur.rs.gov.br.