Com presença de Leite e lançamento de campanha de verão, Rio Grande do Sul tem participação histórica na FIT Buenos Aires
Setur promove destinos gaúchos e estratégias de atração de turistas argentinos
Publicação:
Chegou ao fim, nessa terça-feira (30/9), a Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT), realizada no pavilhão em La Rural, Buenos Aires. Com um estande imponente, o Rio Grande do Sul fez história apresentando os atrativos e destinos gaúchos para os mais de 125 mil visitantes que circularam nos quatro dias do evento.
Pela primeira vez, o Rio Grande do Sul contou com a presença do Governador. No evento, Eduardo Leite e o secretário de turismo, Ronaldo Santini, realizaram o lançamento da campanha de verão “Viva o Caminho: cada quilômetro importa”, destinada aos 92% dos turistas argentinos que chegam ao Rio Grande do Sul por via terrestre. A iniciativa, apresentada na feira, oferece um mapa detalhado com 20 dicas ao longo das principais rotas, incluindo informações sobre segurança, paradouros, hospedagens e sugestões de passeios que valorizam a jornada e a descoberta de novos destinos no trajeto.
“Estar na FIT é uma obrigação para o Rio Grande do Sul. Estamos falando de um país hermano que mandou, neste ano, mais de um milhão de turistas para o nosso Estado. Nós também dividimos importantes aspectos culturais com a Argentina, como o churrasco, o chimarrão e a própria imagem do gaúcho”, declarou Santini.
Para o evento, a Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul reuniu no estande os destinos de Porto Alegre, Litoral Norte, Serra Gaúcha e Fronteira, enfatizando o catálogo de oportunidades turísticas para uma maior retenção do turista argentino que visita o estado. Em parceria com o espaço da Embratur, os visitantes puderam viver a experiência da gastronomia gaúcha com o chef Rodrigo Bellora e vinhos da Serra. Além disso, a Setur também promoveu uma ação especial com a plotagem de ônibus da frota da empresa Planalto, visando à diversificação de estratégia promocional.
Os números da FIT são expressivos. De 27 a 30 de setembro, a feira atraiu 125.020 visitantes, dos quais quase 88 mil eram de público geral e mais de 37 mil de público profissional. Ao todo, o evento atraiu a participação de 45 países.
Reunião na embaixada e com empresa argentina de transporte aéreo
Paralelamente aos trabalhos na feira, a Setur participou também de importantes momentos em Buenos Aires. Na embaixada do Brasil na capital argentina, um encontro foi realizado para promover o fortalecimento do turismo gaúcho, com uma capacitação sobre o destino Gramado. Um encontro com a Aerolíneas Argentinas também assegurou a retomada, em 2026, de cinco voos semanais entre Porto Alegre e a capital portenha.