Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Turismo

Início do conteúdo

Confetur marca nova era para o turismo gaúcho

As discussões estabelecidas serão consolidadas pela Setur no Plano Diretor de Turismo

Publicação:

Plateia contemplando a fala do Secretário de Turismo. Telão exibe o logo do estado do Rio Grande do Sul ao fundo.
Por Leonardo Maia

A Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul (Setur) realizou a plenária de encerramento da 2ª Conferência Estadual de Turismo (Confetur), na manhã da quinta-feira (25/05), no município de Restinga Sêca, na Região Turística Quarta Colônia. O encontro debateu todo o trabalho desenvolvido durante a Conferência, que propõe definir diretrizes para o futuro do turismo gaúcho.

Divididos por região turística e pelo tipo de segmentação, representantes de municípios gaúchos e do meio empresarial do setor debateram em oficinas as mudanças ainda necessárias para o crescimento do turismo no Estado. Entre os temas abordados, os participantes discutiram se a vocação turística definida no Mapa de Comportamento do Turista é compatível com a realidade local.

O secretário do Turismo, Vilson Covatti, celebra que os três dias foram de alta intensidade e integração entre as regiões turísticas. "A oportunidade de reunir o trade turístico assim é fundamental para o progresso do Rio Grande do Sul. Estamos comprometidos em realizar conferências como essa com mais frequência", garante. Durante as oficinas, os representantes das regiões turísticas utilizaram a base de dados construída pelo Observatório do Turismo, vinculado à Setur.

Com o término da Conferência, a equipe técnica da Setur se reunirá para compilar todas as discussões e sugestões estabelecidas durante o encontro. O trabalho resultará na produção do Plano Diretor de Turismo, documento que será submetido à análise do Conselho Estadual de Turismo (Conetur) pelo prazo de 60 dias e posteriormente encaminhado para aprovação e publicação pelo governador Eduardo Leite.

Os participantes ainda podem enviar sugestões para o Plano Diretor de Turismo por meio de um formulário online, que estará no ar até o próximo dia 9 de junho. O certificado será disponibilizado aos participantes a partir do e-mail cadastrado na inscrição e na plataforma Sympla a partir da segunda-feira (05/06).

Links úteis

Apresentações

Formulário online para Plano Diretor (até 09/06) |  Formulários Oficinas (.pdf 113,98 KBytes)

Secretaria de Turismo