Santini reforça turismo como vetor de desenvolvimento sustentável no Smart Cities Park 2024
Evento em Nova Petrópolis reúne lideranças de todo o país para debater estratégias inovadoras de gestão púbilca
Publicação:
Nova Petrópolis recebeu, nesta terça-feira (29), o primeiro dia do Smart Cities Park 2024, evento que reúne lideranças para debater estratégias inovadoras de gestão pública. Entre os destaques, o secretário estadual de Turismo, Ronaldo Santini, participou do Encontro de Novos Gestores, promovido em parceria com a FAMURS. A iniciativa tem como objetivo capacitar as novas administrações municipais para atuarem com maior eficiência e impacto.
Na abertura do encontro, Santini esteve ao lado do governador Eduardo Leite e da secretária de Planejamento, Governança e Gestão, Danielle Calazans. Juntos, destacaram o compromisso com a modernização da gestão pública e o reposicionamento do Rio Grande do Sul como destino de desenvolvimento socioeconômico sustentável. Em sua fala, Santini enfatizou o papel crucial do turismo na recuperação do estado após os eventos climáticos extremos ocorridos em maio.
“Estamos em um momento de transformação, e o turismo é uma ferramenta poderosa para impulsionar o desenvolvimento das comunidades gaúchas,” disse Santini. “Nosso estado possui riquezas culturais e naturais únicas, e nosso papel é estimular que todas as regiões se integrem à cadeia do turismo, aproveitando suas potencialidades.”
Na parte da tarde, Santini liderou o painel “O Papel do Turismo na Retomada do Estado Pós-Enchente”, onde abordou como o turismo pode atuar como matriz econômica para os municípios gaúchos. Durante a apresentação, Santini chamou atenção para a importância de uma visão mercadológica integrada e colaborativa entre municípios, regiões e o trade turístico.
“Cada município precisa estar preparado para atrair turistas, valorizando os elementos identitários, como o turismo de aventura e o enoturismo, que são diferenciais do nosso estado”, afirmou o secretário. Ele ainda destacou as oportunidades contínuas para o setor, mencionando que o Rio Grande do Sul oferece uma variedade de atrações turísticas capazes de oferecer “30 anos de férias sem repetir destinos”, destacou.
Realizado pelo Instituto Paulo Ziulkoski (IPZ), com apoio da Famurs e da Associação dos Municípios de Turismo da Serra (AMSerra),
o Smart Cities Park segue até quinta-feira (31), no Centro de Eventos de Nova Petrópolis.