Setur abre nova rodada de questionário junto às empresas de turismo do RS
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A Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul (Setur) e a Universidade de Caxias do Sul (Ucs) estão desenvolvendo uma pesquisa para análise dos impactos dos eventos climáticos sobre empresas turísticas. Até o momento, o questionário disponibilizado recebeu respostas de 653 empresas de turismo de 94 municípios.
O questionário, que pode ser respondido em até 10 minutos, investiga se as empresas reduziram ou até mesmo paralisaram as atividades, qual o principal motivo para a interrupção e se houve restrição na equipe de trabalho ou cancelamento de reservas. Além disso, explora as necessidades de apoio que o Trade turístico avalia como necessárias a retomada das atividades.
“Gostaríamos de manter o questionário aberto para fomentar a participação de empresas de turismo dos municípios que ainda não estão contempladas na análise. Este material será utilizado como insumo para possíveis políticas públicas futuras para o setor de turismo do Estado”, afirmou o coordenador do Observatório do Turismo da Setur e responsável pelo andamento da pesquisa, Antônio Pedro.
Os resultados parciais da pesquisa podem ser visualizados em um painel interativo. É garantido o anonimato às respostas, com os dados sendo trabalhados de forma agregada. O estudo é uma iniciativa do Observatório do Turismo da Setur em parceria com o NID Observação, Desenvolvimento e Inteligência Turística e Territorial da UCS e os Programas de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade (PPGTURH) e Administração (PPGA) da Universidade de Caxias do Sul.
Resultados preliminares mostram forte impacto nas empresas turísticas gaúchas
Em relação às empresas do setor turístico, os dados preliminares com uma amostra de quase 600 participantes, indicaram que 81% das empresas tiveram as operações reduzidas ou paralisadas, com problemas relacionados aos acessos (71,4%) ou instalações físicas (24,3%), por exemplo. Quase metade (45,5%) informou ter tido restrições nas equipes de trabalho. Sobre as reservas, 88,8% afirmaram ter realizado cancelamentos.
Entre as necessidades de apoio para a retomada, 76,4% visualizaram a necessidade de divulgação da região, seguida pela recuperação de acessos (74,9%) e divulgação do município (73,1%). Mais da metade (55,6%) também pontuou a necessidade da recuperação de atrativos.