Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Turismo

Início do conteúdo

Tem início o primeiro censo hoteleiro de Porto Alegre

Publicação:

Equipe do censo hoteleiro
Equipe do censo hoteleiro
Por Roberta Marques

Pesquisa inédita vai mapear e acompanhar a evolução do segmento hoteleiro na capital gaúcha 

Começou na tarde desta quarta-feira (29/11), no Master Express Grande Hotel, no Centro Histórico, o primeiro “Censo Hoteleiro de Porto Alegre”.  

A iniciativa da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul (SETUR-RS) em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre, o Instituto Federal do Rio Grande do Sul Campus Restinga (IFRS), a Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais de Turismo (ABBTUR), o Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e Região Metropolitana (SINDHA), o Convention & Visitors Bureau de Porto Alegre e Região Metropolitana e a Rede Brasileira de Observatórios de Turismo, vai mapear e acompanhar a evolução do segmento hoteleiro porto alegrense.  

Treze estudantes do curso de turismo do Instituto Federal do Rio Grande do Sul aplicam os questionários na rede hoteleira que abrange cerca de 150 estabelecimentos. 

A expectativa é que as visitas sejam concluídas até o mês de fevereiro de 2024 e os resultados sejam divulgados trinta dias depois, após a análise e a compilação dos dados realizadas pelo Observatório do Turismo da SETUR-RS. 

O levantamento vai identificar os gargalos e quantificar o potencial do setor. Também será avaliada a infraestrutura e as condições dos estabelecimentos. Os questionários incluem aspectos como a descrição dos imóveis, capacidade de atendimento, serviços e principais demandas. O raio-x permitirá, ainda, a coleta de insumos para a elaboração de políticas públicas para o setor hoteleiro do município.  

Este primeiro Censo será avaliado como um piloto a ser aplicado e implementado em outras regiões do Rio Grande do Sul.   

Participaram da primeira visita ao Master Express Grande Hotel a turismóloga Lara Alves, gerente do hotel, os coordenadores técnicos da pesquisa, Dr. Antônio Pedro da Costa e Silva Lima, da SETUR-RS, o profº Dr. Tiago Bassani Rech, do IFRS Campus Restinga e a turismóloga Rita Michelon, diretora da ABBTUR-RS, além dos alunos do curso de Guia de Turismo que coletarão as informações nos meios de hospedagens da capital gaúcha. 

Secretaria de Turismo