Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Turismo

Início do conteúdo

Turismo de Natureza

A ideia de ir ao encontro da natureza talvez seja uma das motivações mais antigas da humanidade. São momentos que proporcionam o contato com o meio ambiente em áreas protegidas e experiências revigorantes nesses cenários. Desse macro entendimento surge a ideia do Turismo de Natureza que se desmembra no Turismo de Aventura e no Ecoturismo. Em todos os casos, envolve atividades como caminhadas, cavalgadas, observação de espécies da fauna e da flora, rapel e trilhas de longo percurso.

O Rio Grande do Sul oferece uma infinidade de opções para a contemplação de cenários naturais e para a prática de atividades nesse contexto, em todas as 27 Regiões Turísticas do estado.

Os passeios são sempre planejados visando a sustentabilidade ambiental, econômica e social dos destinos e tem na natureza sua principal força e atrativos. Cada rota possibilita, ainda, o conhecimento do local visitado com um olhar atento para a conservação da área. Por essa razão, em alguns casos, opera com grupos reduzidos, respeitando os limites sociais, econômicos e ambientais dos destinos. O que também torna a experiência algo mais particular e transformador.

Secretaria de Turismo