Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Turismo

Início do conteúdo

RS participa do maior evento de observação de aves da América Latina

Estande da Secretaria de Turismo divulga o potencial turístico do estado

Publicação:

IMG 20250516 WA0038
Rio Grande do Sul conta com estande na feira. - Foto: Divulgação/Setur-RS
Por Diego Eduardo Dill/Ascom Setur

A Secretaria do Turismo do RS está participando com estande temático do 18º Encontro Brasileiro de Observação de Aves - Avistar 2025, que ocorrerá de 16 a 18 de maio de 2025, no Jardim Botânico de São Paulo. Maior evento do gênero na América Latina, o Avistar reúne observadores, pesquisadores e curiosos pela observação de aves .

Com o objetivo de divulgar o turismo de observação de aves no Rio Grande do Sul, a comitiva gaúcha é formada por clubes de observadores de aves, empresas de expedições, além de representantes do Parque Nacional da Lagoa do Peixe.

Conforme o secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, Ronaldo Santini, a participação no Avistar reforça o compromisso do estado com o turismo sustentável e a valorização da biodiversidade. “O Rio Grande do Sul tem se consolidado como um dos principais destinos brasileiros para a observação de aves, com destaque para o Parque Nacional da Lagoa do Peixe. Estar presente no maior evento do gênero na América Latina é uma forma de promover nossos atrativos naturais, estimular o turismo responsável e gerar oportunidades para as comunidades que vivem próximas às áreas de preservação", destacou o titular da pasta.

Observação de aves no RS

Um dos principais destinos para observação de aves no Brasil é o Parque Nacional (Parna) da Lagoa do Peixe, localizado na planície costeira do Rio Grande do Sul. O parque foi criado em 1986 com o objetivo de proteger as espécies de aves migratórias e as amostras dos ecossistemas litorâneos do Rio Grande do Sul, que deles dependem para seu ciclo vital. Em 1991, foi incluído na Rede Hemisférica de Reservas para Aves Limícolas como Sitio Internacional. Em 1993, foi reconhecido como Sítio Ramsar por sua importância para a conservação de zonas úmidas. Em 1999, foi considerado Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. O principal atrativo é a observação de aves nos percursos das quatro trilhas do parque. Já foram catalogadas 275 espécies, das quais 35 são migratórias.

Serviço

LocalJardim Botânico de São Paulo — Av. Miguel Estefano, 3031 - Vila Água Funda, São Paulo - SP, 04301-905

Nº de expositores: 130

Abertura oficial: 16 de maio (sexta-feira), 9h

Horários:
16 de maio (sexta- feira) das 09h às 18h
17 de maio (sábado) das 09h às 18h
18 de maio (domingo) das 09h às 18h

Secretaria de Turismo