Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Turismo

Início do conteúdo

Turismo Cultural

A cultura é essencial para o turismo. Se existe algo que define um país e que o torna único, a resposta é a sua cultura. E essa definição vale também para as peculiaridades dos estados.

O Rio Grande do Sul tem características muito próprias e diversas do restante do Brasil, o que atrai turistas de todas as partes do país e também do exterior. A ancestralidade gaúcha, primordialmente alemã e italiana, produz cenários únicos pela arquitetura, arte, sotaque e vestimentas. O que pode ser acessado em museus, mas também no cotidiano atual nas cidades que preservam tradições e hábitos seculares.

Ver e vivenciar a arte, as tradições, passear pela história são, indubitavelmente, o melhor guia para descobrir um lugar. O turismo cultural é exatamente isso e nele podem ser incluídas atividades que revelem a identidade do povo gaúcho.

É um tipo de passeio que acrescenta conhecimento e repertório ao viajante, além de contribuir para a conscientização da preservação do patrimônio cultural e artístico nacional.

Secretaria de Turismo